Ao longo dos últimos 3 anos temos vivido uma espécie de “stop and go” na economia brasileira, fazendo uma analogia ao momento que o carro de fórmula 1 para no box para reabastecer, trocar os pneus e conferir alguma avaria na carroceria. No entanto, diferente do que pode acontecer nas pistas, estamos dando voltas e retornando para o box de forma constante, gerando a sensação de que nunca engataremos para recuperar nossa posição nessa corrida econômica. Diversos fatores contribuíram para isso, seja no aspecto político ou econômico o país não consegue engrenar um ano com certa estabilidade. Em 2020, como otimistas que somos, parecia que seria diferente. Depois de algumas mudanças importantes e avanços, mesmo que tímido, no âmbito de reformas que a equipe econômica do governo conseguiu emplacar somos arrebatados pelo Covid-19. Infelizmente, após 45 dias de amplo impacto no mercado o que veremos a seguir é um mercado mais concentrado e menos competitivo.
O que vemos é uma mutação que basicamente passa por 3 fases:
1- Sobreviver = as empresas recorrem aos instrumentos de negociação de dívidas com bancos, em alguns casos conseguindo fazer caixa através de captação de recursos, renegociar prazos com fornecedores, antecipar receita com clientes utilizando de descontos, linhas de crédito em nome dos clientes, suspensão de contratos de trabalho e redução de salários, postergação do PIS e Cofins, etc. Nesse período, micro e pequenas empresas ficam no meio do caminho por não ter acesso aos instrumentos acima destacados.
2- Mutação = nessa fase as empresas passam a repensar seus negócios dentro da nova dinâmica de mercado, seja com alterações do modelo de negócios, com intuito de tornarem-se mais enxutas, ágeis e flexíveis. O foco é concentrar esforços em buscar oportunidades nessa crise, seja ela adaptando o negócio (como exemplo a entrada no mercado on-line) ou encontrando novo nicho (como exemplo o aumento da demanda de serviços nas áreas de saúde).
3- Evolução = aqui estarão as empresas que conseguiram rapidamente se ajustar ao novo normal e certamente, aquelas com alto poder de caixa e estrutura financeira. Os empresários que sobreviverão e suas empresas estarão mais preparadas para o futuro depois dessa imersão intensiva nesse MBA de crise.
Nós da Office Fiscal temos ajudado várias empresas a superar essa fase, seja através de gerar caixa ou otimizar sua estrutura tributária. Fale conosco.