manager-calculates-about-the-company-finances-by-p-PPZJU54 (1)

Fluxo de caixa: prioridades em momentos de instabilidade

A pandemia do coronavírus transformou o mundo dos negócios e todas as empresas em maior ou menor grau foram impactadas.

Muitas empresas dependendo do setor tiveram todo seu faturamento parado, enquanto outras sofreram parcialmente os efeitos e ainda há aquelas que apesar do susto inicial passaram a crescer durante esse período.

Diante de tantas incertezas para lidar com esse momento delicado, todas as empresas, mesmo aquelas que estão crescendo, devem se atentar a gestão de fluxo de caixa.

Estratégias para controlar o fluxo de caixa em momentos de incertezas

Fazer um bom gerenciamento do caixa da sua empresa pode significar se ela vai sobreviver a uma crise ou se vai encerrar as atividades.

Por isso, neste momento de instabilidade que vivemos é importante saber priorizar os elementos do fluxo de caixa.

Já Baixou Nosso Ebook Como controlar os gastos da sua empresa?

Baixe agora, é grátis!

Fluxo de caixa: atividades operacionais

Quando o assunto são as atividades operacionais, uma das estratégias para o fluxo de caixa está em reduzir o nível de estoque parado ou reduzir a produção. Além disso, é importante verificar todas as despesas administrativas e comerciais da empresa para reduzi-las ao máximo.

Uma outra estratégia importante é fazer um planejamento tributário com o objetivo de reduzir o nível de despesas geradas por impostos.

Fluxo de caixa: investimentos

Quando pensamos em atividades de investimento a empresa pode melhorar o seu fluxo de caixa liquidando bens da empresa bem como terrenos, imóveis,  maquinário, etc.

Se essa não é uma opção para sua empresa, é recomendado que não sejam feitos novos investimentos e expansões temporariamente.

Fluxo de caixa: financiamento

Em casos que a empresa possuir financiamentos, é importante que esses sejam renegociados a fim de reduzir o valor das parcelas ou alongar os prazos. 

Em tempos de crise é importante que o gerenciamento de fluxo de caixa seja feito priorizando as necessidades para manutenção do capital de giro da empresa, do contrário existe a possibilidade do caixa não ser suficiente para as despesas fixas mensais.

Por isso, esse gerenciamento deve ser feito de forma estruturada, criando segurança na condução das finanças da empresa durante esses momentos de instabilidades.

Faça o planejamento tributário da sua empresa agora mesmo!

Já Baixou Nosso Ebook Como controlar os gastos da sua empresa?

Baixe agora, é grátis!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp