Uma empresa precisa ser saudável financeiramente para se consolidar e crescer no mercado, e para isso é preciso separar muito bem seu lucro do seu faturamento. Existem casos onde o faturamento da empresa é extremamente alto, mas se esquece que o lucro não é equivalente, é preciso ter cautela e se atentar a situação que seu negócio está para equiparar a lucratividade.
Vamos entender a diferença entre esses termos!
Faturamento
É toda a parte financeira referente a tudo que entrou do caixa da empresa, se refere a valores sem considerar nenhuma despesa da empresa. Desta forma, qualquer dinheiro que entra na conta da empresa é somado ao faturamento.
Temos o faturamento bruto que é a somatória de todas as operações do negócio e o faturamento líquido que é a somatória das operações deduzindo os custos de operações básicas (como impostos e devolução de produtos).
Lucro
É o que sobra na conta após descontar todas as despesas do seu negócio.
Para calcular o lucro da empresa primeiro é necessário ter o valor do faturamento, a partir de então passa a subtrair o valor de todos os gastos como:
•Funcionários;
•Equipamentos;
•Aluguéis;
•Insumos.
Também temos diferentes conceitos de lucro, que podem divergir um pouco na sua interpretação final. O lucro bruto, se caracteriza pelo ganho em venda subtraindo os custos diretos de produção e matéria-prima correspondentes, não considerando custos operacionais. E o lucro líquido é o valor após subtrair os custos operacionais da empresa.
O lucro e faturamento de uma empresa precisam estar sempre alinhados para que o resultado final seja o crescimento exponencial da empresa, se sua empresa tiver um algo faturamento, mas um lucro baixo, isso pode prejudicar seu fluxo de caixa, tente manter os custos fixos e variáveis de acordo com sua necessidade na etapa final. Para isso é necessário ver valores de fornecedores, aluguéis, e até mesmo a precificação de seus serviços e produtos.
Tenha o controle financeiro da sua empresa bem estruturado para não comprometer o crescimento do seu negócio!
Conte com a Office Fiscal, te ajudamos com o planejamento financeiro da sua empresa, além de soluções financeiras imediatas para melhorar seu fluxo de caixa!