Como ficar em dia com os tributos da minha empresa?

Do ponto de vista estratégico financeiro, é sempre importante estar em dia com os tributos da sua empresa, no entanto, por diversos motivos o empreendedor pode descuidar desse importante detalhe.

Muitos empresários deixam de pagar os tributos, pois não sabem exatamente o que pagar, outros simplesmente porque não acham justo dar uma parte dos seus ganhos ao governo e ainda temos aqueles que acabaram se atrapalhando no fluxo de caixa e se endividaram.

Independente do motivo, todo empresário que não paga devidamente os tributos pode ser penalizado pela lei. Entenda mais sobre o assunto.

O que pode acontecer se eu não pagar em dia os tributos da minha empresa?

As consequências por não pagar os tributos da empresa são diversas:

Exclusão do simples nacional

Empresas que estão enquadradas no regime do simples nacional devem ficar atentas. Caso você não mantenha sua situação regularizada com a Receita Federal, você poderá ser excluído do Simples e passará a ter uma carga tributária ainda mais alta.

Registro de inadimplentes

Caso sua empresa não pague os tributos em dia, ela poderá ser incluída no cadastro de inadimplentes e não poderá participar de licitações públicas.

Crédito

Empresas com tributos atrasados têm maior dificuldade para conseguir crédito junto a instituições financeiras.

Sonegação

O não pagamento de tributos pode ser enquadrado como crime de sonegação de impostos, nesse caso pode haver bloqueio de bens e da distribuição de lucros para os sócios.

Como deixar os tributos da minha empresa em dia?

Contrate uma consultoria contábil

Lembre-se, se você não é MEI, deverá ter um contador responsável por fazer as movimentações contábeis da sua empresa e gerenciar todos os tributos.

Esteja atento

A empresa é responsável por qualquer problema tributário que possa ocorrer. A consultoria contábil é responsável por emitir as guias de tributos, no entanto, você ou o responsável financeiro da sua empresa deverá pagá-las. Não terceirize essa função.

Organização

Monte, junto ao seu contador, uma agenda tributária, dessa forma você saberá o que terá que pagar ao longo do ano.

Negocie

Se está com tributos atrasados na sua empresa procure os planos de parcelamento oferecidos pela Receita Federal e comece a regularização dos seus débitos o quanto antes.

Fluxo de caixa

Se faz tempo que sua empresa não consegue cumprir da forma correta com os pagamentos dos tributos é importante verificar se há algum problema no fluxo de caixa da sua empresa ou na precificação dos seus produtos/serviços.

Está com problemas nos pagamentos de impostos e busca por soluções tributárias para sua empresa?

Fale conosco, a Office Fiscal tem soluções para pequenas, médias e grandes empresas!

Você já baixou o nosso ebook estratégia financeira: por que é tão importante para as empresas?

Baixe agora, é gratis!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp