As flutuações financeiras acontecem em dois locais diferentes: no mercado e dentro das empresas.
Quanto ao mercado, não conseguimos ter o controle. Inúmeras situações podem ocorrer, desde bolhas econômicas até catástrofes naturais e tudo isso irá afetar nosso negócio.
Ocorre que, dentro das empresas não é normal quando essa flutuação financeira acontece sem controle ou planejamento prévio, embora essa seja uma realidade de inúmeras empresas.
Mudanças financeiras inesperadas podem prejudicar um negócio e até quebrá-lo. Pensando nisso, hoje vamos falar da importância da análise financeira na gestão da empresa.
O que é a análise financeira?
A análise financeira consiste no estudo da parte econômica da empresa com o objetivo de identificar a sua capacidade de gerar lucro.
Já que esse é objetivo fim de qualquer empresa, essa é uma forma de medir o seu desenvolvimento e potencial de crescimento, com isso, é possível alocar melhor os recursos para que o negócio tenha o melhor desempenho possível.
Tentar fazer uma empresa crescer sem a análise financeira é o mesmo que andar no escuro, há muitas chances de erros que podem comprometer o crescimento do empreendimento.
Qual a importância da análise financeira?
A análise financeira irá te ajudar a desenhar o mapa de crescimento da sua empresa, no entanto, para obter esse mapa é preciso considerar diversos aspectos financeiros da empresa como:
- Identificar os fatores que provocam queda ou crescimento do rendimento da empresa;
- Verificar se há um planejamento eficiente sendo cumprido;
- Entender as flutuações do fluxo de caixa;
- Identificar o volume do capital de giro;
- Conhecer a história financeira da empresa através dos dados contábeis.
Já Baixou Nosso Ebook Verificação da estratégia financeira na sua empresa por que é tão importante? entenda!
Baixe agora, é grátis!
Composição da análise financeira em uma empresa
Na análise financeira a empresa deverá fazer o levantamento de diversas informações contábeis para entender os números da empresa.
Custo fixo
São os custos recorrentes que a empresa tem todo mês, relacionados ao core business do negócio, independente de produzir mais ou menos.
Custo variável
São os custos que variam de acordo com a produção/vendas da empresa, se a produção aumenta, esse custo sobe junto.
O ideal é que as empresas tenham um custo fixo menor que o variável.
Despesas
Também são custos, no entanto não estão envolvidos com a atividade fim da empresa, como por exemplo, despesas administrativas.
Faturamento
Todo valor que entra na empresa através das vendas, sem deduzir custos e impostos. Quando deduzimos os impostos, chamamos esse montante de receita líquida.
Lucro operacional
É o lucro real da empresa após todas as deduções: impostos, todos os custos e despesas.
Preço de venda
Esse é o preço que os produtos/serviços da empresa são vendidos, é importante avaliar, para verificar se há estratégia e se esse preço é realmente capaz de manter a operação da empresa de forma sustentável.
Histórico de crescimento patrimonial
É o estudo acerca do desenvolvimento da empresa até a data presente.
De forma resumida, a análise financeira é composta por esses e outros pequenos elementos que são capazes de nos mostrar quão saudável está a empresa.
A partir dessa análise financeira, seremos capazes de consertar aquilo que não está indo bem para que a empresa se desenvolva no ritmo correto dentro do seu mercado.
Quer entender como fazer a análise financeira na sua empresa? Fale conosco!
Já Baixou Nosso Ebook Verificação da estratégia financeira na sua empresa por que é tão importante? entenda!
Baixe agora, é grátis!