O ROI humanizado é um termo que começou a ser abordado após a pandemia, e envolve questões além de apenas números. Mas antes vamos entender o que é o ROI.
Vindo do inglês “Return on Investment” – Retorno sobre o Investimento, ROI é uma métrica para mensurar o resultado financeiro, ou seja ele indica ganhos e perdas de sua empresa, como por exemplo investir em algum projeto e mensurar o quanto de retorno ocorreu durante o processo, através desta métrica é possível identificar se vale a pena continuar ou desistir de determinadas ações. Com o ROI o empresário consegue ter um parâmetro para direcionar e otimizar processos e alavancar resultados.
Com o ROI humanizado o olhar sai um ponto das métricas e passa a ser pensado sob o ponto de vista das pessoas, desde a contratação até o desenvolvimento interno. O foco deixa de ser apenas a entrega, e sim como a entrega foi feita, visando diminuir a quantidade de demissões, e criando estratégias para que a força do trabalho seja reconhecida, como por exemplo capacitação de equipe.
Muitas empresas ainda optam por substituir pessoas, entrando às vezes em um looping de demissão x contratação, é preciso ter empenho em manter uma equipe e fazer com que ela continue evoluindo e engajando cada vez mais com a cultura da empresa.
Para isso é preciso ter como objetivo as pessoas, de maneira direta e genuína, entendendo as particularidades e os benefícios que o processo trará no longo prazo com uma equipe cada vez mais engajada e determinada em se dedicar aos projetos da empresa.
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