02fev_capaartigosite_officefiscal

Valuation: O que é e qual a importância?

Valuation é o que estima o valor de mercado de uma empresa. O cálculo dele pode envolver diversos fatores que se baseiam não apenas no valor presente, mas também na capacidade de projeção financeira futura do negócio.

Esse cálculo pode variar com o passar do tempo pois além de dados como faturamento e custos, também faz um levantamento de percepções que a empresa tem no mercado e o impacto que ela exerce no momento. Existem alguns métodos utilizados para realizar o cálculo, como por exemplo:

Fluxo de Caixa descontado, que leva em consideração a movimentação do caixa, desde equipamentos, inovação, finanças, capital humano, e subtrai a taxa de desconto que são os riscos do negócio. É o mais comum dentre os métodos.

Avaliação Relativa, que leva em consideração comparação dos múltiplos de negócio avaliando com outras empresas do mesmo setor(faturamento, lucro, potencial financeiro, público).

Liquidação de ativos, utilizado quando se decide vender a empresa ou encerrá-la, neste caso também é considerado ativos tangíveis, ou seja, bens materiais como propriedade, equipamentos, móveis, além do diferencial de tempo, pois a venda precisa acontecer de forma rápida.

Valor patrimonial, avalia o retorno que a empresa pode trazer dentro de um período estipulado, através da soma de ativos circulantes (fluxo de caixa), soma de ativos não circulantes (equipamentos, móveis) e subtração de dívidas (fornecedores, obrigações trabalhistas).

Sabendo que existem diversas variáveis que determinam o valor do seu negócio, e que o cálculo pode mudar, então qual a importância de saber esse valor?

Ter o valuation da sua empresa e manter o cálculo em dia é importante para te permitir negociar justamente, além de pautar argumentos para buscar investimentos. Em caso de sociedade esse valor é a base para uma divisão igualitária quando necessário, se a sociedade for encerrada por exemplo.

Se você tem um valuation incorreto, ou até mesmo não tem esse cálculo e precisa vender sua empresa, você pode ter um grande prejuízo.

Além de questões de compra e venda este dado pode:

•Auxiliar nas estratégias mais assertivas, visando aumentar seu valor de mercado.

•Possibilitar que a gestão identifique os principais aspectos positivos e negativos do negócio.

•Possibilitar que a gestão identifique aspectos que diferenciam o negócio no mercado.

•Ter embasamento e conhecimento para projetar as finanças do negócio.

Podemos concluir que o valuation não é algo simples, mas é um dado importante para qualquer empresário e ajuda em diversos momentos da empresa, desde busca por investidores até o encerramento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp