12jan_capaartigosite_officefiscal

Pequenas modificações no produto podem trazer grandes impactos no fluxo de caixa

O Planejamento Tributário é muito importante em qualquer empresa, mas normalmente vinculam essa atividade com apenas organizar questões burocráticas, ou verificar erros que aconteceram no processo. 

Um bom planejamento vai muito além de organizar a situação fiscal, é buscar soluções diversas para que sua empresa melhore o fluxo de caixa de forma legal possibilitando maior faturamento sem custos fiscais adicionais.

Sabemos que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e impostos variam de acordo com a atividade empresarial e é possível reduzir, muito, os custos da alíquota realizando pequenos ajustes no produto, consequentemente dando uma margem de lucratividade significativa para empresa.

Mas afinal, como isso funciona na prática?

Um exemplo clássico de sucesso dessa situação é a mudança do bombom “Sonho de Valsa” da marca Lacta, popularmente conhecido, consumido por muitos e com qualidade entre os produtos deste segmento. 

Inicialmente o item era considerado um bombom de chocolate, e por conta de sua composição recolhia 5% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a taxa de alíquota para chocolate é alta e para reduzir o custo foi feito um ajuste na composição do produto, mudando para uma espécie de creme de cacau, assim podendo modificar a classificação fiscal do produto comercializado para “wafer”, desta forma a alíquota de 5% passou a ser de 0%. 

Esse é apenas um dos exemplos de como um bom Planejamento Tributário pode impactar o seu Fluxo de Caixa!

Apesar da simplicidade da mudança feita, esse é um processo complexo que requer muito conhecimento para entender o que de fato pode ser alterado dentro das classificações de produtos existentes, sem alterar drasticamente a qualidade do produto e interferir no posicionamento da marca no mercado. É preciso avaliar todo processo da empresa e pensar nas possibilidades que interferem na lucratividade, verificando se o regime tributário utilizado é o correto, se existem impostos a mais sendo pagos podendo realizar uma revisão tributária, até chegar a questões mais técnicas como mudança de composições ou em etapas executadas dentro da empresa que interferem na margem de lucro final.

Uma Consultoria Empresarial consegue te orientar e realizar mudanças que podem alavancar seus ganhos e diminuir os custos fiscais da sua empresa de uma maneira eficaz!

A Office Fiscal tem como principal objetivo melhorar o fluxo de caixa das empresas e está a 8 anos do mercado! Fale com a gente e faça seu Planejamento Tributário.

Telefone: (11) 4637-8703

E-mail: [email protected]

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp