calculator-2021-08-26-20-11-10-utc (1)

5 Motivos para realizar Revisão Fiscal

A revisão fiscal tem como objetivo revisar os processos fiscais da empresa no que tange a: pagamento de impostos, obrigações acessórias, emissão e dados de notas fiscais, escrituração fiscal, etc.

Podem fazer revisão fiscal empresas enquadradas nos regimes: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.

1 – Redução de riscos

A revisão fiscal funciona como uma espécie de auditoria, ou seja, tudo que tenha a ver com a situação fiscal da empresa é revisto, os problemas são identificados, corrigidos e problemas futuros são evitados.

A revisão fiscal reduz o risco de multas, execuções fiscais e processos administrativos.

2 – Benefícios fiscais e créditos

Algumas leis permitem que empresas, dependendo da sua área de atuação, tenham benefícios fiscais, por isso na revisão fiscal a legislação vigente é consultada para que os benefícios, se existentes, sejam aplicados.

Pode acontecer também a revogação de alguma lei que ficou vigente por algum tempo, mas era arbitrária e isso acaba gerando crédito para as empresas que recolhiam tais impostos.

Nos dois casos, o caixa da empresa é beneficiado.

3 – Organização tributário

A gestão dos processos fiscais e recolhimento tributário pode ser um desafio para as empresas, ainda mais com uma legislação complexa como a brasileira e que sofre constantes mudanças.

Empresas que fazem a revisão fiscal regularmente têm a vantagem de estarem com o processo de pagamentos de impostos sempre em dia e com a menor taxa tributária.

Sendo assim, não há problemas de pagamento de multas por atraso no pagamento das guias de recolhimento dos impostos.

4 – Diminuição da carga tributária

Como mencionado, as leis mudam constantemente, a revisão fiscal não deve ser uma ferramenta usada apenas de forma corretiva, mas também, preventiva.

Muitas empresas estão nesse momento pagando impostos a maior e até mesmo recolhendo impostos que não deveriam, pois, estão desatualizadas em relação ao seu regime tributário e as leis vigentes.

Uma empresa saudável, deve, de tempos em tempos, fazer uma revisão fiscal para não queimar dinheiro do seu caixa com impostos indevidos.

5 – Competitividade

Toda vez que há uma alta ou baixa nos impostos, o consumidor final sente isso no bolso, através dos preços dos produtos e serviços da sua empresa.

O consumidor sempre fica feliz em pagar menos e sempre que pode recorre a essa vantagem, então se a sua empresa está arcando com uma alta carga tributária indevida, isso impactará no preço dos seus itens e por consequência no consumo do seu cliente.

Uma empresa que faz revisão fiscal regularmente é uma empresa que consegue praticar preços competitivos no mercado, atraindo o cliente.
E você? Está fazendo a revisão fiscal na sua empresa com regularidade? Não? Então vamos conversar e gerar mais rentabilidade para o seu negócio.

Já Baixou Nosso Ebook Como controlar os gastos da sua empresa?

Baixe agora, é grátis!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp